Business Imprensa Marketing

GWM – Chega no Brasil Mais Uma Marca Chinesa de Carros (e Com Fábrica Aqui)

GWM - A Nova Marca Chinesa de Carros no Brasil

(Prontos para um maremoto de carros de diferentes marcas? São centenas!)

Marca chinesa de carros no Brasil

Fonte: Estadao

Sim, como se especulava, o nome GWM é uma homenagem ao item mais conhecido da China depois de sua comida: seu Grande Muro (GMW: Great Wall Motors)

A montadora GWM é considerada a maior fabricante de capital privado da China, apesar da nova marca chinesa de carros ainda ser desconhecida dos brasileiros. Apostando no Brasil, a GWM já despachou um lote inicial do SUV híbrido Haval H6 GT para o país, lote este que acaba de chegar ao Brasil e está em pré-venda. Por isso, replicamos a avaliação do Jornal do Carro com um pouco da história da marca chinesa de carros.

A História da GWM - Marca Chinesa de Carros 2023

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora jovem. Sua especialidade são SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a GWM reúne quatro marcas: Great Wall, Haval, WEY e ORA. A expansão da empresa ganhou velocidade sobretudo na última década. Em agosto de 2011, o Haval H6 – primeiro modelo da marca de SUVs – estreou no mercado chinês. Já em 2016, a GWM incorporou a WEY, divisão de utilitários de luxo. Em seguida, no ano de 2018, a montadora criou a submarca ORA, exclusiva de carros elétricos.

Se hoje a nova marca chinesa de carros já expandiu fronteiras e chegou ao Brasil, tentando conquistar clientes não só de outras chinesas, como Chery e BYD, mas até de fabricantes tradicionais como Toyota e Volkswagen, cabe lembrar que as coisas nem sempre foram assim. O flerte por aqui já se arrasta há cerca de uma década.

É tanto que, em 2011, a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros por aqui. Entretanto, o negócio só engrenou, de fato, nos últimos três anos, quando os executivos da GWM procuraram autoridades brasileiras para sinalizar interesse em fabricar veículos na região Sudeste do Brasil. Iniciou-se aí a busca por regiões que ofereçam incentivos fiscais para a operação.

QUER SUA EMPRESA NO GOOGLE?

Presente em diversos mercados, como Rússia, Tailândia e Filipinas, por exemplo, a GWM tem uma pequena linha de montagem no Equador. De lá, saem produtos rumo a países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o seu maior mercado no continente. Por aqui, promete fazer sucesso, afinal, o que começou como uma pequena empresa de vilarejo com várias dívidas e apenas 60 funcionários, em 30 anos tornou-se uma grande empresa internacional, com vendas anuais superiores a 1 milhão de veículos e receita de 100 bilhões de RMB (R$ 75,5 bi).

Imagina um Brasil todo elétrico? A GWM sim!

Marca chinesa de carros 2

Para se destacar já de saída no mercado brasileiro, a GWM lançará somente carros elétricos e híbrido no País, com foco em tecnologia. O H6 GT, primeiro híbrido plug-in, tem dois motores elétricos e um a gasolina que rendem 393 cv de potência, e alcança autonomia de 170 km apenas em modo elétrico. Para isso, conta com baterias Blade de 34 kWh. Para comparação, o Jeep Compass 4xe não percorre mais de 50 km utilizando apenas eletricidade.

 De início, o modelo virá importado da China. Na sequência, passará a ser produzido localmente. Afinal, o pontapé inicial da GWM no Brasil – lá em agosto de 2021 – foi comprar a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A planta foi entregue, precisamente, em 27 de janeiro de 2022. A meta consiste em investir 11,5 bilhões de yuans (R$ 10 bilhões) em 10 anos.

Em paralelo, a marca já está com tudo pronto para a inauguração dos primeiros 50 pontos de vendas e serviços, que – ainda no primeiro semestre – cobrirão as cinco regiões do País. Até o segundo semestre de 2024, no entanto, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades.

De acordo com a marca, a ideia é lançar um novo conceito. Durante a coletiva de imprensa para apresentação do Haval H6 GT, em meados de fevereiro, os executivos frisaram que tudo na GWM tem um pé na modernidade. Sob o slogan “Hello, Tomorow” (Olá, Amanhã, em português), a marca quer inovação em todos os sentidos. Por exemplo, dá para substituir a experiência de compra por assinatura, os pontos de vendas pela denominação “partners” (parceiros), bem como chamar os vendedores de embaixadores, afirma a fabricante. Ou seja, o foco no futuro vai muito além da motorização.

Author

Riscamundo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tire Dúvidas Aqui
1
Converse com um atendente!
Contato via riscamundo.com.br