GWM - A Nova Marca Chinesa de Carros no Brasil
(Prontos para um maremoto de carros de diferentes marcas? São centenas!)
Fonte: Estadao
Sim, como se especulava, o nome GWM é uma homenagem ao item mais conhecido da China depois de sua comida: seu Grande Muro (GMW: Great Wall Motors)
A montadora GWM é considerada a maior fabricante de capital privado da China, apesar da nova marca chinesa de carros ainda ser desconhecida dos brasileiros. Apostando no Brasil, a GWM já despachou um lote inicial do SUV híbrido Haval H6 GT para o país, lote este que acaba de chegar ao Brasil e está em pré-venda. Por isso, replicamos a avaliação do Jornal do Carro com um pouco da história da marca chinesa de carros.
A História da GWM - Marca Chinesa de Carros 2023
Se hoje a nova marca chinesa de carros já expandiu fronteiras e chegou ao Brasil, tentando conquistar clientes não só de outras chinesas, como Chery e BYD, mas até de fabricantes tradicionais como Toyota e Volkswagen, cabe lembrar que as coisas nem sempre foram assim. O flerte por aqui já se arrasta há cerca de uma década.
É tanto que, em 2011, a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros por aqui. Entretanto, o negócio só engrenou, de fato, nos últimos três anos, quando os executivos da GWM procuraram autoridades brasileiras para sinalizar interesse em fabricar veículos na região Sudeste do Brasil. Iniciou-se aí a busca por regiões que ofereçam incentivos fiscais para a operação.
Imagina um Brasil todo elétrico? A GWM sim!
Para se destacar já de saída no mercado brasileiro, a GWM lançará somente carros elétricos e híbrido no País, com foco em tecnologia. O H6 GT, primeiro híbrido plug-in, tem dois motores elétricos e um a gasolina que rendem 393 cv de potência, e alcança autonomia de 170 km apenas em modo elétrico. Para isso, conta com baterias Blade de 34 kWh. Para comparação, o Jeep Compass 4xe não percorre mais de 50 km utilizando apenas eletricidade.
De início, o modelo virá importado da China. Na sequência, passará a ser produzido localmente. Afinal, o pontapé inicial da GWM no Brasil – lá em agosto de 2021 – foi comprar a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). A planta foi entregue, precisamente, em 27 de janeiro de 2022. A meta consiste em investir 11,5 bilhões de yuans (R$ 10 bilhões) em 10 anos.
Em paralelo, a marca já está com tudo pronto para a inauguração dos primeiros 50 pontos de vendas e serviços, que – ainda no primeiro semestre – cobrirão as cinco regiões do País. Até o segundo semestre de 2024, no entanto, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades.
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